A nova versão do Regulamento da Organização Didática (ROD) foi aprovada pelo Conselho Superior do IFCE, no dia 02 de setembro. O intuito maior é tornar homogêneas as atividades de todos os campi e otimizar o funcionamento da administração institucional.
Segundo o pró-reitor Gilmar Ribeiro, as mudanças se fizeram necessárias, principalmente, em razão da nova estrutura da instituição, agora Instituto Federal. “É nosso dever alterar o ROD periodicamente para nos atualizarmos. A última mudança do mencionado documento havia sido feita há três anos”, justifica Gilmar.
Mudanças:
As horas-aula e as etapas de avaliação foram alteradas para manter um padrão. Nos cursos diurnos, as aulas devem ter duração de 60min e nos noturnos, de 50. Com a atualização do ROD, as avaliações se darão em duas etapas por semestre, tanto no ensino técnico quanto no superior.
O regulamento também prevê um período para solicitações diversas tais como transferência, aproveitamento de componente curricular, validação de conhecimento, trancamento de componente curricular, entrada como graduado e matrícula especial. Todas elas devem ser realizadas nos primeiros cinquenta dias letivos.
Outras particularidades do novo ROD: o aluno reprovado por falta em todos os componentes curriculares será considerado desistente; serão incluídas regras específicas às agrotécnicas e um novo título sobre educação a distância (VI) passou a fazer parte do documento.